top of page
  • Foto do escritorClinica

Desvendando o Significado e Importância da Neurodiversidade.



Desvendando o Significado e Importância da Neurodiversidade.

Mas, afinal, o que é Neurodiversidade? Neurodiversidade é um termo utilizado para se referir às diferentes formas que a mente humana pode se comportar. Nenhuma pessoa é igual à outra, inclusive a forma como ocorre o funcionamento neurocognitivo.


Neurodiversidade é um conceito que traz a ideia de que as condições neurológicas diversas dos indivíduos são normais no genoma da espécie humana. De acordo com esse conceito, não devemos observar pessoas com funcionamento neurocognitivo diverso como doentes ou incapacitadas. As conexões neurológicas atípicas são, portanto, uma diferença humana que deve ser respeitada, assim como a etnia e a diversidade sexual.


No conceito de neurodiversidade estão incluídas todas as pessoas. Assim sendo, o conceito abrange tanto pessoas que não possuem alterações neurológicas ou no neurodesenvolvimento, chamadas de neurotípicas, quanto aquelas que possuem transtornos mental, comportamental ou desenvolvimento, denominadas neuroatípicas ou neurodivergentes.


Atualmente, a neurodiversidade é também vista como movimento social. O movimento de neurodiversidade objetiva, acima de tudo, que as pessoas neurodivergentes sejam vistas com igualdade e tenham seus direitos respeitados. Além disso, busca a inclusão social e o respeito para com essas pessoas.


Quando assumimos que somos diversos e que as diferenças não representam nenhuma doença ou incapacidade, assumimos uma postura mais positiva diante das dificuldades.


A idéia de neurodiversidade mostra que todos nós somos diferentes e apresentamos dificuldades em algum campo da vida. Vamos refletir sobre isso!


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page